quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ALIMENTOS DIET vs LIGHT


Os alimentos light e diet estão cada vez mais sendo consumido devido a oferta do mix de produtos que também ficou mais larga.
Os consumidores muitas vezes procuram por alimentos diet e/ou light, mas não sabem ao certo o que essa denominação quer dizer. Aqui iremos esclarecem a diferença entre diet e light.
O termo diet pode ser utilizado para alimentos destinados a dietas com restrição de nutrientes, ou seja, dietas com restrição de carboidratos, gorduras, proteínas e sódio.
Os alimentos light são aqueles que com uma redução de 25% em algum de seus componentes, seja nos açúcares, nas gorduras totais, no sódio ou no colesterol total.
Diabéticos, hipertensos, pessoas com nível de colesterol alto ou com excesso de peso podem consumir os esses alimento, mas ATENÇÃO todos os alimentos diet ou light têm isenção ou a diminuição de alguns nutrientes, podendo ser alteradas as quantidades de gorduras, proteínas, sódio, entre outros; por isso a importância da leitura dos rótulos.

Receita: Doce de abóbora Dietético
Ingredientes:
• Abóbora cozida - 500 g
• Adoçante dietético (aspartame) - 7 colheres d sopa (140 g)
• Cravos - 4 a 5 unidades
• Canela em pau - 1 pedaço

Modo de Preparo:
Corte a abóbora em pedaços e cozinhe em água até amolecer. Escorra a água, amasse-a com um garfo, e leve ao fogo com o adoçante, o cravo e a canela.
Deixe apurar. Retire do fogo e acondicione o doce num recipiente com tampa. Conserve em geladeira por, no máximo, uma semana.

Informações
Nutricionais por porção:

Calorias 32,77kcal
Carboidratos 8,07g
Proteína 1,13g
Lipídeos 0,19g
Potássio 351,75mg
Cálcio 32,91mg
Fósforo 45,74mg
Sódio 2,41mg
Fibra alimentar 2,13g

Fonte: Cozinha e Terapia Renal : Sabores de Portugal e do Brasil.

Jacqueline A. P. Santos
Nutricionista Clínica
Especializanda em Gerontologia- HCFMUSP
Nutricionista da Clinica de Nefrologia- Home Dialysis Center

Nenhum comentário:

Postar um comentário