quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Anderson, demais seguidores e leitores...

Quando alguém descobre ter uma doença, o que logo vem a sua mente é a certeza de um futuro sem graça, cheio de restrições alimentares; mas não é bem assim que tem que ser.
Por meio da alimentação, e de pequenas mudanças no jeito de ver as coisas, fica mais fácil superar as limitações que uma doença impõe, seja ela qual for.
É possível viver muito bem, descobrir o prazer de se cuidar, sem abrir mão do sabor.
A adesão às orientações alimentares fará grandes efeitos na qualidade de vida, bem estar e evitarão também uma série de complicações da doença, que poderiam surgir com uma alimentação desregrada.
Mas mudar os hábitos alimentares não é tarefa fácil. O que fazer então?
Propor-se a mudar tudo de uma vez só é desanimador, então realize as mudanças gradativamente. Trace metas. Mude um, dois, três aspectos da alimentação por semana, e assim, aos poucos, você conseguirá seguir a todas as orientações que lhe forem dadas.
Não tenha pressa de seguir 100% das orientações dadas, mas também não deixe para a próxima segunda-feira... rs... Sempre dizemos que o paciente precisa saber o porque de suas restrições para conseguir segui-las, e aqui estamos para esclarecer as duvidas...
O blog começou com a idéia de postar receitas saborosas, adaptadas para diversas doenças que vai ajudar a variar a alimentação de forma saborosa. Contem-nos receita para qual doença crônica vocês gostariam de ver por aqui.
Nos consultórios costumamos traçar objetivos quinzenais, mensais, trimestrais e até semestrais, assim cada dia é um dia novo mas com uma mudança de cada vez, para que ela se torne um hábito...reeducação alimentar não é fácil mas é necessária e muitas vezes já não pode mais esperar!!!

Um comentário:

  1. Amei encontrar esse blog...Sou paciente renal em tratamento conservador e às vezes tenho necessidade de encontrar alguma receita nova pra variar um pouco meu cardápio...bjs

    ResponderExcluir